terça-feira, 2 de novembro de 2010

Homenagem aos antepassados

Hoje é dia de Finados, um dia triste....mas se visto pelo lado mais oriental, pode ficar mais alegre.
 Eu não sou budista, nem messiânica, muito menos oriental, mas essa idéia de agradecer aos antepassados acho bem legal. Penso que nossa sociedade ocidental não dá o devido valor a esse assunto. Então fui pesquisar uma imagem no Google e achei essa ai embaixo que eu achei linda.


Segue abaixo texto que copiei do blog de Felipe Shikama:

Cai noite e as “chamas do dragão” se vão ao vento. Sobre as águas do rio, centenas de “tooros” (barquinhos com velas acesas e nome dos falecidos) navegam e, iluminados, levam pedidos por paz em direção ao mar.
Suaves e solenemente, os pequenos barcos, que mais parecem lanternas flutuantes, são a homenagem dos familiares às almas de seus antepassados.
O tooro nagashi (a soltura dos barquinhos da paz), ritual de origem budista e tradicionalmente realizado no anoitecer do dia de Finados do Japão, acontece neste sábado (28) em Sorocaba pela primeira vez. “Às sete horas da noite, nós vamos soltar quatrocentos tooros no Rio Sorocaba”, conta Jorge Yuzi Sakata, idealizador do evento e diretor cultural da Ucens.



Lindo né ? Eu adoraria participar desse evento e homenagear a  todos os meus antepassados.


 ORAÇÃO .... 

"A vocês, pioneiros queridos, que desbravaram parte do caminho por onde hoje eu trilho mais facilmente, muito obrigada!

Agradeço por cada ajuda, por cada vez que seguraram minhas mãos para que eu não tropeçasse nas pedras encontradas pelo caminho, por cada vez que me ampararam para que eu não caísse nem desanimasse e não esmorecesse jamais, sem perder o rumo certo, a Fé, a Coragem e a Esperança.

Agradeço do fundo do meu coração por estarem junto a mim me protegendo e amparando, com zelo e cuidado. Obrigada por seguirem comigo, mesmo que em outra dimensão, que eu não possa alcançar ou ver. Apenas perceber os sinais e intuir ...

Obrigada vovô, vovó, bi vô, bi vó, tio-avô, tia-avó, e todos aqueles que eu não tive o prazer de conhecer. Obrigada meus tios, tias, primos e primas que também já se foram.

A todos, do fundo do meu coração, um eterno obrigada!"



.
Bjs

2 comentários:

  1. Ai que lindo! E eu sonhei com a minha mãe essa noite, acredita? beijão, amora!

    ResponderExcluir
  2. Olá, fiquei muito feliz em ver uma reportagem minha em seu blog. O tooro nagashi realizado em Soroaba foi emocionante. Ano que vem acontecerá pela segunda vez, quem sabe não possa vir, para prestigiar e, até mesmo, relatar as suas impressões. Tudo de bom, Felipe Shikama

    ResponderExcluir