terça-feira, 12 de abril de 2011

O corpo e seus símbolos

Livro:
O Corpo e seus Símbolos
Sinopse
Com grande lucidez e sabedoria, da planta dos pés à cabeça, Leloup percorre o universo da corporeidade lendo-o, sempre, através de uma ótica trinitária: a somática, a psíquica e a espiritual, devolvendo-lhe a sua beleza e seu mistério. Cada parte do corpo, conta-nos múltiplas estórias, transpirando símbolos e aventuras míticas, desvelando o horizonte multicolorido da inteireza humana.




Eu tenho uma dor crônica no esterno-clavicular há mais de 4 anos, quem me conhece já ouviu falar, é impossível nâo falar dela.
Esta dor me faz ser outra pessoa, mais irritada, chata e nervosa, tira minha qualidade de vida e me faz parecer com 80 anos ( imagina muito pior! meu pai tem 80 e está ótimo, Graças a Deus ! ). 
 A noite então é um horror, vivo com compressas de água quente, antiinflamatórios, analgésicos, etc.....ainda bem que meu marido é muito compreensivo comigo. Faço acupuntura, terapia,  já fiz massagem, fisioterapia, fui a inúmeros ortopedistas, reumatologistas......o diagnóstico é ARTROSE no esterno clavicular,  uma artrose num lugar bem incomum.

Tomando café da manhã com a Claudinha Antunes, contei meu drama e ela que me indicou esse livro : "O Corpo e seus Símbolos"  de um antropólogo Francês Jean-Yves Leloup, estou lendo e gostando bastante, é uma viagem a um mundo cheio de símbolos, de Young, de mitologia. Esse livro veio me dizer o que eu e todo mundo já sabe, eu somatizo minhas emoções, transfiro para o corpo e espero que ele fale para o mundo o quê estou sentido, mas não é fácil entender....nem eu mesma sei qual é a mensagem que quero transmitir, quando descobrir talvez, minha dor diminua....Estou em busca dessa verdade !
Preciso aprender a lidar com as dificuldades do dia-a-dia sem perder a saúde.
Estou pensando em fazer Pilates mas será que aguento ? Nos dias de maiores crises, não consigo nem tirar a blusa sozinha......
Quem souber algo que possa me ajudar, será benvindo......vou adorar receber opiniões, dicas e bater um papo com vcs. 
Não vim aqui fazer reclamações, é apenas um desabafo, já que este meu cantinho serve também para isso: dividir com as amigas os percalços da vida, né ?
Agradeço a Claudinha por mais essa super dica, que fica aqui pra vcs também.
A seguir um trecho do livro:




Editora vozes, 1998
 
“Convido-os a escutar, não minhas palavras, mas o seu corpo. Alguns já disseram que o corpo não mente, mais que isso, ele conta muitas histórias e em cada uma delas há um sentido a ser descoberto, como, por exemplo, o significado dos acontecimentos, das doenças ou do prazer que anima algumas de suas partes. O corpo é nossa memória mais arcaica. Nele, nada é esquecido. Cada acontecimento vivido, particularmente na primeira infância e também na vida adulta, deixa no corpo sua marca profunda...”
(O Corpo e seus símbolos – trecho)


bjs

Um comentário:

  1. Mô...sobre tudo isso já conversamos muitas vezes né...qto ao pilates se quiser uma companhia eu tbm estou querendo fazer, vamos conversar sobre isso...bjks!!!

    ResponderExcluir